login dashboard     insta  wha    

 

História do Chawan Mushi  (茶碗蒸しの歴史)

No ano 2 da era Genroku (元禄) ou 1.689 DC, na cidade de Nagazaki (長崎市) foi construído uma área residencial para abrigar entre 2.000 a 3.000 chineses pois o comércio (交易) entre os dois países era muito intensa e se fez necessário.

Uma das pousadas (宿泊施設) construídas foi a TouJin Yashiki (唐人屋敷) e diz-se que foi lá que nasceu a culinária ShipPoku (卓袱料理) sendo o Chawan Mushi um de seus pratos que lá surgiu e era usada para recepcionar os visitantes.


Placa informativa sobre a pousada TouJin.  

 

Segundo se conta, o Sr Soukichi Nobutake  (宗吉信武) experimentou o Chawan Mushi pela primeira vez no HigoHan Yashiki 長崎の肥後屋敷 e se emocionou tanto com tal experiência que no ano 2 da era Keiou (1.866 DC)  abriu uma loja especializada em Chawan Mushi e Mushi Zushi chamada YosSou (吉宗 よっそう) no bairro Yorozuya Machi em Nagazaki (長崎県長崎市万町).

A loja existe até hoje!


Frente da loja YosSou em Yorozuya - Nagazaki  Foto: Site da loja.

 

O Chawan Mushi (tigela no vapor), como o seu próprio nome indica, é uma técnica de preparo onde você ferve no vapor com a tigela e tudo. É de onde vem o seu nome.

 


Foto: Chawan Mushi do Restaurante Hana Dori (花鳥) de Honolulu-Hawaii que trabalha no estilo tradicional de Kyoto  

 

Qual seria o sabor do Chawan Mushi original ?

O que nós estamos acostumados a comer atualmente contém vários ingredientes, mas segundo contam, o original era apenas o ovo e o caldo Dashi e se chamava Kara Mushi (から蒸し).

 

Um dos ingredientes do Chawan Mushi é a Ginko Biloba (銀杏) e ela é usada a milhares de anos na culinária medicinal chinesa (薬膳料理) como fitoterápico (漢方) e tal cultura alimentar continuou no Japão.

Muitas pessoas não gostam do sabor do Ginko, mas se souberem dos benefícios para a saúde, com certeza vão querer aprender a consumir ele.

Outros ingredientes usados no Japão:  

Shiitake, Ginko Biloba, YuriNe, Kamaboko, Carne de Frango, Camarão, Moréia Assada (Yaki Anago), Vieira, Mitsuba (japanese wildparsley) e Casca de Yuzu.

 

Veja a opinião de Bruno Agostini, renomado crítico gastronômico internacional falando sobre o Chawan Mushi

Clique aqui e veja onde comer Chawan Mushi no Brasil ?

 

 

 

Foto: no restaurante Kawabun de 400 anos

Autor do artigo: Ken Okamura  

  Tradutor, Intérprete Japonês x Português. Certificado JLPT aos 16 anos de idade, e JLPT for Business pela Jetro (2001).
  Palestrante e incentivador da cultura  japonesa. Meu hobby ? Cantar é claro, mas visitar templos, castelos e museus e claro, comer em bons restaurantes também.