login dashboard     insta  wha    

 

A expressão Omotenashi é escrita “[お持て成し] ou [御持て成し]” que pode ser traduzida como hospitalidade, recepção, tratamento, serviço e entretenimento. Também indica “fazer todo o possível”.

Examinando o kanji:

  •  - honorifico de polido, honorável;
  • 持て - estar disponível, recepcionar; segurar, ter
  • 成し - Verbo - realizar, completar, construir, transformar, crescer, tornar

Cada vez mais pessoas estão adotando o termo Omotenashi hoje em dia, graças a Christel Takigawa, a Embaixadora do Bib em Tóquio 2020, que apresentou um discurso eloquente ao Comitê Olímpico Internacional em setembro passado enfatizando omotenashi - com cada sílaba pronunciada com precisão, ela intrigou o mundo com a maneira japonesa de receber convidados.

Na verdade, omotenashi é a hospitalidade japonesa.

“表 Omote” significa rosto público - uma imagem que você deseja apresentar a estranhos. “表 Nashi” significa realizar.

Combiná-los significa que cada serviço realizado vem do fundo do coração - honesto, sem esconder, sem fingir.

Não é nenhuma surpresa, então, que o espírito tenha suas raízes na cerimônia do chá, onde os mestres do chá enfrentam o público e fazem o chá na sua frente. Tudo está aberto e claro. A ideia também é amplamente definida pelo poema do respeitável mestre do chá Sen no Rikyu: “Embora você limpe as mãos e remova a poeira e sujeira das vasilhas, para que serve todo esse barulho se o coração ainda está impuro?

” Omotenashi, portanto, não pede habilidades perfeitas, mas um coração puro - o que nos remete a estas palavras-chave: servir de todo o coração.

De outro lado, a palavra Omotenashi pode vir também do verbo “つ motsu”, ou segurar:

し. (omotenashi) = conduzir, segurar na mão e realizar, como pegar na mão da criança e conduzi-la até a escola.

Alguns exemplos de omotenashi que você pode experimentar no Japão são. Um motorista de táxi abre e fecha automaticamente a porta para seus passageiros. Um palito de dente bem encaixado entre a reentrância de um par de pauzinhos de madeira. Até mesmo o guarda-chuva e os porta-bolsas colocados ao alcance da mão em um caixa eletrônico japonês. Os faxineiros do Shinkansen, curvando-se para os passageiros enquanto eles correm para limpar os carros, também é uma expressão famosa de omotenashi. Visitar a inauguração de uma loja de departamentos japonesa pela manhã é uma experiência cerimonial exibindo o omotenashi no seu melhor. Cada cajado se curva quando você entra.

O senso de hospitalidade japonês é exemplificado por um orgulho e esforço profundamente enraizados em receber visitantes em seus negócios. Muitos historiadores traçam as raízes do omotenashi desde a tradicional cerimônia do chá japonesa. Portanto, se os japoneses exibem um omotenashi requintado, espera-se que eles prestem um serviço sem esperar nada em troca.

Alguns exemplos visíveis no dia a dia do Japão:

  • Usar máscaras para não infectar os outros com gripe;
  • Dar aos vizinhos, presentes antes de iniciar uma nova fase de vida em um novo endereço;
  • A prática de usar palavras polidas, KeiGo;
  • Pedir desculpar por tudo, mesmo que não seja seu erro;
  • Japoneses não aceitam gorjetas.
  • Limpar a parte da rua onde você usou, a sua própria calçada;
  • Pontualidade, incluindo o transporte público;
  • Tentar ajudar, mesmo não tendo capacidade;
  • Entregar uma bolsa ou uma carteira achada, de estranhos, para a polícia;
  • Crianças limpando a escola;
  • Funcionários limpando a empresa, e isso inclui o patrão;
  • Colocar bituca de cigarro em cinzeiro portátil;
  • Preparar acessibilidade para deficientes;
  • A arte da aparência na culinária Japonesa;



No Brasil também vemos o omotenashi em ação. Aquele cafezinho no posto de gasolina, o álcool em gel nos estabelecimentos, luvas para clientes nos restaurantes, revistas, balas e biscoitos na sala de espera do consultório, um livro com dicas para download, uma palestra gratuita, entre tantas outras práticas custosas, mas silenciosas, que ajudem a bem receber as pessoas, seja em casa, seja no trabalho. Quem não lembra das guloseimas da vovó na mesa da cozinha ?!

Finalmente, entre os aspectos que definem Omotenashi, abnegação e antecipação são fáceis de destacar. O conceito é oferecer o melhor serviço sem a expectativa de recompensa. Você abandona o seu interesse em benefício do seu convidado ou cliente. Isso explica por que, no Japão, a cultura da gorjeta não é a normal. Por último, mas não menos importante, uma ideia central do Omotenashi é antecipar as necessidades do seu convidado. Um dos melhores exemplos é a água e a toalha quente que você recebe quando se senta em um restaurante japonês.

O conceito não é difícil, todo mundo conhece, o desafio é justamente implementar ele em sua empresa de forma a silenciosamente criar um ambiente diferenciado em que os clientes sem saber, decidam sempre retornar ao seu estabelecimento.

Nós do Guia do Washoku preparamos alguns itens também e o 1o deles é o workshop gratuito sobre o Omotenashi japonês.

E para recebê-lo, basta você nos comunicar de seu desejo através do Whats de atendimento clicando abaixo que enviaremos a você o link de nosso workshop OK.

      

Experiencias reais no Japão

RYOKAN´s

Se alguém quiser experimentar o que Omotenashi realmente é, então os ryokans são definitivamente o caminho a percorrer. Não é só que as pousadas são lindas e têm a capacidade de transportá-lo de volta no tempo. Mas é muito mais do que isso. Você pode esperar um serviço que provavelmente nunca experimentou antes.

 

KAISEKI RYOURI 

Assim como ryokans, Kaisekis oferece aos turistas e viajantes um vislumbre do passado. Mas, como você pode esperar, é mais do que uma refeição com um serviço impecável. Você vai começar a perceber assim que se sentar à mesa, além do fato de que é muito difícil sentar-se como eles se sentam, que você terá uma bela e incrível guloseima.

 

SHINKANSEN

Você pode estar se perguntando, um trem, o que diabos ele está fazendo em uma lista de serviços impecáveis? Bem, para ser honesto com você, se você precisar verificar o valor do serviço na cultura japonesa, basta observar as operações das estações de trem, mais especialmente do Shinkansen. Desde as chegadas, à limpeza e à gestão das filas, ficará bastante impressionado com a forma como tudo foi cuidadosamente planeado.

 

Quer saber mais sobre Omotenashi ?! então peça já pelo Whats o link para assistir ao workshop.