login dashboard     insta  wha    

 

O nome Gun Kan Maki vem do fato de que se olharmos a peça de lado, ela se parece com um navio de guerra.

Se comparado à história do Sushi no mundo (desde o Séc 4 AC) o GunKan Maki é relativamente novo, um verdadeiro baby! 

軍艦巻き GunKan Maki 

軍 Gun = militar

艦 Kan = navio  

巻き Maki = enrolar

 

Sua origem como o próprio nome já diz, vem dos navios de guerra ocidentais "pintados de pretos" com o Alcatrão de Hulha, que era usado como anti-mofo e também como impermeabilizante. No caso, o "preto" aqui é representado pela alga Nori que envolve o Sushi.

Imagem: Kuro Bune Mississipi do Capitão Mathew C. Perri - Foto de Cartão Postal     
(a foto é preto e branco, mas a cor da externa era de fato o preto, tanto que Kuro = preto Bune/Fune = Navio)

Fonte: Wikimedia - Coleção pessoal de Ueda Hayato

 

Apesar do fato histórico da chegada em 03 de Junho de 1853 dos navios norte americanos do Capitão Mathew C. Perri serem um dos mais marcantes, os navios de guerra "pretos" já visitavam o Japão há muito mais tempo, desde os idos do século XV com as embarcações portuguesas e holandesas.

Obra: Nanban Byoubu (南蛮屏風)

Artista: Kanno Naizen (狩野内膳)

Era MomoYama  1570~1616 - arquivo do Museu Municipal de Kobe (神戸市立博物館 1982)

Destaca o comércio entre o Japão a Espanha e Portugal. Na obra vemos o navio chegando ao Japão com a fila dos capitães e sua comitiva sendo recepcionados pelos irmãos franciscanos e padres jesuítas e seus fiéis japoneses. Vemos também tecidos, peles de tigres e cerâmicas. Também tem um templo no estilo europeu demonstrando a prática e profunda conexão entre o comércio x religião dos europeus. Também vemos o cavalo árabe, cães ocidentais e outros animais exóticos. 

Naizen filho de Araki Murashigue, senhor do castelo Setsu Itami (摂津伊丹城主・荒木村重) que foi derrotado pelo Xogun Oda Nobunaga, e se tornou um pintor ao ser adotado pela familia Kanno, sendo aprovado o uso do nome Kanno Naizen a partir disso. Posteriormente serviu como pintor a famosa família Toyotomi.

 

 

Foto: Restaurante Kyuubee de Ginza - Tokyo, inaugurado em 1935.

Diz-se que o GunKan Maki foi idealizado no ano 16 da era Shouwa (1941) pelo sr Imada ToshiHaru (今田寿治) proprietário do restaurante de Sushi Kyuubee (久兵衛)em Ginza-Tokyo, que tentava atender ao pedido de um cliente que estava desejoso de comer um Sushi de Ikura.  Entretanto, naquela época, o Niguiri Zushi era o estilo principal existente. Não existia um Sushi como este pois os tópicos acabavam derramando no estilo Niguiri, e por isso ele criou esta versão de Maki Zushi com uma "cova" em cima para repousar os ingredientes sem derramá-los.

 

No ocidente conhecemos o Ikura mais como caviar. E o nome Ikura vem do Russo икраikra que são as ovas de Salmão ou de Truta.     
Caviar de Truta Negra = чёрная икра チョールナヤ・イクラー = Chornaya Ikra.

 

Assim como toda novidade que "contraria" o estabelecido corrente, o GunKan Maki também já foi o patinho feio da turma e teve lá seus períodos de "crítica ferrenha" pelos amantes do Sushi sendo apelidado na época de "Getemono" (tipo coisa horripilante). Mas ganhou seu espaço paulatinamente e atualmente temos outras variações como a que usam o Kani Missô, o Negi Toro, ShiraUo, Uni Tobiko e outros itens pequenos ou moles ou que são fáceis de se desmanchar. Segundo ouvi em alguns SushiYás tradicionais no Japão, e depois fui conferir com minha família, nos restaurantes de KaiTen Zushi (esteira), até 1/3 dos itens contidos nos menus são GunKans por sua praticidade. Eu particularmente gosto do GunKan de Kani Missô e o de Tuna Salada.

 

Veja como fazer o Gunkan Maki com o Mestre Ogawa, atual Embaixador da Culinária Japonesa.

 

 

Também ouvi falar de alguns sommeliers que ovas de peixe não combinam com o Vinho devido ao teor de Ferro contido na bebida e que acaba ressaltando o sabor do crú das ovas. Mas até aí vai do gosto da pessoa. Quem não estiver acostumado é melhor evitar tal combinação pois sem dúvida alguma o sabor é marcante sim.

Dias atrás alguns amigos me criticaram pois eu postei no grupo o Sushi de Picanha que pedi insistentemente para um chef preparar para mim... Da mesma forma que criticaram um Makimono de chocolate. 

Bom, realmente tem coisas que para muitos "não cai a ficha" num primeiro momento, mas se estou numa churrascaria que por acaso tem um Sushi Bar dentro, como foi o caso, era mais que natural, o chef me atender tal pedido inusitado. Então podemos dizer que, desta vez, eu sou o tal "cliente" que pediu algo novo !!! 

 

E não, o Jyo não é um GunKan, como alguns "acham" que é e deliberadamente nomeiam ele como sendo por não encontrarem uma categoria adequada a esta nova "invenção", que foi um acaso total por pura falta de Nori e que improvisaram enrolando com uma fatia fina de peixe. 

O GunKan Maki, é o que é feito com a alga preta Nori, e que remete à um Navio de Guerra de casco negro.

Podemos dizer que o Jyo está mais para um Iate do que para um Navio de Guerra não é mesmo ? Bonito, caprichado, e mais caprichado com o filé de peixe do que com a alga. Realmente uma boa pedida para quem não curte muito o Nori.

 

O Sushi continua evoluindo... desde a sua invenção no sudeste da Ásia a mais de 2000 anos atrás, passando pela India, China e Japão (1.300 anos atrás), e a partir do século XX em todo o planeta.

Coisa recente tivemos o GunKan Roll, o California Roll e o Hotn Roll e o Chocolate Roll.

Breve teremos Sushi´s à lá brasileira também, com tapioca, churrasco, e vários outros ingredientes locais.

Não vejo a hora de experimentar o Sushi de Piranha não é mesmo ?! 

Ahhhh, e só para completar, o pepino que vai no GunKan Maki não está lá só de enfeite não OK, ele serve para você passar o Shouyu nele. Sim, não é para passar Shouyu na base do Gunkan (arroz), muito menos sobre os tópicos.  

 

 

Foto: no restaurante Kawabun de 400 anos

Autor do artigo: Ken Okamura  

  Tradutor, Intérprete Japonês x Português. Certificado JLPT aos 16 anos de idade, e JLPT for Business pela Jetro (2001).
  Palestrante e incentivador da cultura  japonesa. Meu hobby ? Cantar é claro, mas visitar templos, castelos e museus e claro, comer em bons restaurantes também.